Marca Maxmeio

Brasília em Dia

  • 27 de Abril de 2012

    O charme brasileiro na Bavária

    20120428_emdia

     

    A história de vida da carioca Giselle Gorian Teixeira Thurm, bicampeã brasileira de patinação no gelo (1984/85) tomou novos rumos, quando com 18 anos de idade (1987) conseguiu uma bolsa de estudo na Alemanha. Foi para as exóticas cidades de Fussen e Schwangau, fronteira com a Áustria, circundadas pelos Alpes bávaros e a chamada vista de “um milhão de dólares” dos castelos do Rei Ludwig II, destacando-se o de Neuschwanstein, que inspirou Walt Disney no castelo da “Cinderela”.

    Como no conto da Cinderela, Giselle conheceu o seu príncipe encantado, o alemão Erhard Thurm, que sonhava construir em Petropolis, no Rio de Janeiro, pista de gelo para patinação. Ela precisou de emprego e procurou o Hotel Ruebezahl (info@hotelruebezahl.de), na cidade de Schwangau, Bavária, de propriedade de Erhard, que viera no pós-guerra com os pais de uma cidade no norte da Alemanha, região atualmente pertencente à Polônia. “Ruebezahl” lembra conto alemão, no qual o personagem rapta uma princesa que gostava de nabos. Ao colher essas hortaliças, a raptada pediu que o raptor contasse as sementes. Enquanto ele contava, ela escapou.

    No caso de Giselle, ela não escapou e casou em 1990 com Erhard. Deixou de lado o sonho de disputar as Olimpíadas de inverno, até porque não identificou no Brasil nenhum estímulo para os atletas nessa área. Hoje vive feliz em Schwangau, na região mais turística da Alemanha, cuidando com o esposo do chamado “hotel brasileiro na Bavária”. Ele, formado em hotelaria e cozinha e ela graduada em marketing pela PUC-RJ. Em parceria, administram os 37 apartamentos – totalmente reformados em 2010 - e um especialíssimo serviço de massagens corporais anti-stress (SPA). Exigentes, enfrentam dificuldades na seleção de mão de obra. O mercado comum europeu abriu para imigrantes, porém o idioma é uma dificuldade. Não há salário mínimo na Alemanha. Um recepcionista de hotel chega a ganhar dois mil euros e um bom cozinheiro cinco mil euros, com férias de seis semanas, sem direito a hora extra e décimo terceiro.

    Em Schwangau, pequena vila alemã com três mil habitantes, se localiza o castelo privado de Bullachborg, pertencente à família nobre “Thurm und Taxis”, que possui fazendas no interior de São Paulo (papel e laranja). A cidade dispõe de prefeitura, câmara de vereadores, estação de ski e serviços essenciais. Os bombeiros são voluntários que se orgulham de servir a comunidade, em incêndios provocados por combustão espontânea e fortíssimos raios. A energia consumida é eólica, térmica ou gás natural. Não se constata violência. Os habitantes dormem de portas abertas. O peixe é o alimento mais consumido, em razão de criatórios nos sete lagos regionais.

    O hotel paradisíaco e aconchegante (www.neuschwanstein-hotel.com) oferece preços razoáveis para um quatro estrelas superior, situado no final da “rota romântica” alemã. O serviço se caracteriza por gentilezas “caseiras”. A culinária gastronômica (várias vezes premiada) atrai turistas de todo o mundo. Os cozinheiros da região do Tirol organizam encontros no local para trocar ideias. O famoso cozinheiro alemão Witzigmann morou no Hotel e orientou no preparo do “cardápio”. Em setembro e outubro, com a caça liberada nos Alpes, a especialidade é o preparo de pratos de faisão, veado e outros animais que habitam no gelo.

    Ao lado do hotel, o hóspede desfruta das “Termas Cristal” de águas salgadas e quentes, com várias piscinas, sendo possível flutuar como no mar morto. Outra opção é visitar as cidades próximas de Garmich, Linderhoof, Oberammergau, Munique (100 km), Innsbruck (Áustria) e Wieskirche, onde está uma belíssima igreja, tombada pela UNESCO, construída no estilo rococó, à margem de campos verdes de fazendas, ao pé dos Alpes, com visão da neve no topo e o céu azul. Também na mesma região estão a “ilha das flores” (acesso em barcos) na cidade de Mainau (www.mainau.de), limítrofe da Áustria, Alemanha e Suíça e um parque de diversão para crianças “Sky line” (www.skylinepark.de).

    Esta é a história de um hotel de estilo brasileiro na Bavária, ao lado dos castelos do rei Ludwig II, com o charme de Giselle, “carioca da gema” e do alemão Erhart, que tem profunda admiração pelo Brasil. Cenário ideal para produção de uma novela!

    Leia também o "blog do Ney Lopes".

    i-twitter i-facebook i-rss-feed

    Coluna semanal
    Revista Brasilia em Dia

    www.brasiliaemdia.com.br


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618